Triângulo e Alto Paranaíba têm mais de 4 mil casos prováveis de dengue em 2018

São Gotardo e Rio Paranaíba estão na lista

Por Aécio Gonçalves 08/07/2018 - 19:20 hs

Mais de 4.400 casos prováveis de dengue foram registrados em 2018 em municípios doTriângulo Mineiro e Alto Paranaíbaaté o dia 3 de julho.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mostra que das 61 cidades da região com casos da doença, oito têm incidência muito alta de dengue - Santa Vitória, Lagoa Grande, Ituiutaba, Delta, Conceição das Alagoas, Capinópolis, Campos Altos e Araporã.

Nestes primeiros seis meses do ano, foi registrada uma morte por dengue na região. O óbito é referente a um morador da cidade de Uberaba e foi confirmado em abril.

 

Casos prováveis de dengue em cidades da região:

 

 

  • Abadia dos Dourados: 3
  • Água Comprida: 6
  • Araguari: 36
  • Araporã: 41
  • Arapuá: 1
  • Araxá: 69
  • Brasilândia de Minas: 3
  • Cachoeira Dourada: 8
  • Campina Verde: 10
  • Campo Florido: 5
  • Campos Altos: 118
  • Canápolis: 51
  • Capinópolis: 107
  • Carmo do Paranaíba: 3
  • Carneirinho: 2
  • Cascalho Rico: 2
  • Centralina: 35
  • Conceição das Alagoas: 181
  • Conquista: 2
  • Coromandel: 3
  • Delta: 106
  • Estrela do Sul: 1
  • Fronteira: 15
  • Frutal: 74
  • Guarda-mor: 14
  • Gurinhatã: 22
  • Ibiá: 2
  • Indianópolis: 2
  • Ipiaçu: 8
  • Iraí de Minas: 2
  • Itapagipe: 7
  • Ituiutaba: 655
  • Iturama: 39
  • Limeira do Oeste: 3
  • Matutina: 1
  • Monte Alegre de Minas: 10
  • Monte Carmelo: 11
  • Nova Ponte: 16
  • Patos de Minas: 39
  • Patrocínio: 33
  • Perdizes: 3
  • Pedrinópolis: 1
  • Pirajuba: 24
  • Planura: 42
  • Prata: 54
  • Pratinha: 1
  • Presidente Olegário: 1
  • Rio Paranaíba: 3
  • Sacramento: 68
  • Santa Juliana: 38
  • Santa Vitória: 100
  • Uberaba: 601
  • Uberlândia: 1.374
  • São Francisco de Sales: 2
  • São Gonçalo Abaeté: 5
  • São Gotardo: 1
  • Serra do Salitre: 3
  • Tupaciguara: 18
  • União de Minas: 1
  • Vazante: 34
  • Veríssimo: 3
  • Dengue no país

     

    O Brasil teve 62 mortes e 1.659 casos confirmados de dengue em 2018, conforme o boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (6). Das infecções confirmadas, 136 casos foram considerados graves e 1.523 com sinais de alarme. Os dados foram registrados entre 31 de dezembro de 2017 e 9 de junho de 2018.

    De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e causa doença febril aguda. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e autolimitados. Contudo, uma pequena parcela dos infectados evolui para doença grave.

    Estima-se que 2,5 bilhões de pessoas no mundo vivam em área de risco de transmissão do vírus, o que causa entre 50 milhões e 100 milhões de infecções e 20 mil mortes anualmente.

    A dengue possui quatro sorotipos (DENV 1, 2, 3 e 4), todos com circulação no Brasil. A infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. No entanto, uma segunda infecção - por um outro sorotipo - é um fator de risco para o desenvolvimento da forma grave da doença.

  • Sintomas

     

    A infecção por dengue pode ser sem sintomas, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.Ainda segundo o Ministério da Saúde, perda de peso, náuseas e vômitos são comuns aos infectados com a doença. Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas, entre outros sintomas. São sinais de alarme:

     

    • Dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome;
    • Vômitos persistentes;
    • Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico);
    • Sangramento de mucosa ou outra hemorragia;
    • Aumento progressivo do hematócrito;
    • Queda abrupta das plaquetas.
    •  Fonte e foto: globo.com Link da reportagem: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/triangulo-e-alto-paranaiba-tem-mais-de-4-mil-casos-provaveis-de-dengue-em-2018.ghtml
  •